Para muitos sofredores da acne, os tratamentos sem receita simplesmente não são suficientemente eficazes. Essas pessoas geralmente sofrem com as formas mais graves de acne, de acne pápulo-pustulosa ou conglobata. A boa notícia é que os tratamentos estéticos eficazes estão disponíveis e quanto mais cedo o tratamento for iniciado, menor é o risco dos danos físicos e emocionais.
Acne é uma condição da pele que ocorre quando os folículos pilosos (regiões em que nascem os pelos) ficam obstruídos por sebo e células mortas, sendo que colonizados por bactérias que geram inflamação. A acne mais comumente aparece no rosto, pescoço, peito, costas e ombros. O tratamento para acne e suas cicatrizes pode envolver sabonetes, alimentação e até remédios
Os tratamentos disponíveis para a acne, portanto, incluem cremes, géis, sabonetes e antibióticos orais, além da isotretinoína. Os tratamentos complementares que podem ser recomendados pelo dermatologista são: extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas, quando necessário, como corticoides, e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, laser e outros procedimentos, como a dermoabrasão, subincisão e preenchimentos cutâneos com gordura ou ácido hialurônico.
Os protocolos dos diferentes tratamentos são individualizados conforme a idade, o sexo e a cor de pele da pessoa mas também conforme a localização do acne, a sua gravidade e tempo de evolução, entre outros factores.