Pré e pós operatório

Foto: Pré e pós operatório
Corpo

A massagem no período pré e pós-cirúrgico reveste-se de uma importância muito relevante, dado que contribui não só para o sucesso da intervenção como também para o sucesso da recuperação.

A drenagem do líquido intersticial através do estímulo do sistema linfático e o aumento do fluxo de sangue pelos tecidos, favorece a nutrição celular, hidratação e a captação de oxigénio, otimizando as condições do tecido no momento da cirurgia, agilizando todo o processo de cicatrização e capacidade de reabsorção de hematomas e equimoses após a cirurgia.

Drenagem linfatica

O pré-operatório com massagens pode ser realizado desde o período de marcação da cirurgia até a realização do procedimento. É uma maneira de estimular o corpo e prepará-lo para a intervenção. Além disso, massagens neste período são importantes para manter corpo e mentes relaxados e afastar o estresse.

drenagem linfatica

O pós-operatório com massagens deve ser realizado com comprometimento e segurança, a partir da liberação do médico. Converse com seu massoterapeuta para tirar todas as dúvidas acerca do procedimento que será realizado e fique tranquila, massagens trazem bens indiscutíveis à saúde e ao bem estar.

Atualmente, este tipo de massagem faz mesmo parte dos referenciais de formação dos cursos de Esteticista e de Técnico/a de Massagem de Estética e Bem-Estar, com o objectivo de dotar estes profissionais dos conhecimentos necessários para reconhecerem a necessidade de preparar a pele para uma melhor cicatrização, identificarem a melhor forma de contribuir para a melhor e mais rápida recuperação cirúrgica e aplicarem as técnicas mais adequadas à facilitação da drenagem e diminuição do edema, reduzindo, assim, também, o sofrimento do paciente.