O calor, a transpiração, o tipo de calçado e a exposição dos pés durante o verão fazem com que estes precisem de cuidados especiais. Quando o tempo começa a esquentar, costumam aparecer fissuras nos pés devido ao calor e ao tempo seco. Nessa época, os pés costumam transpirar mais, causando odores, e as bordas dos dedões podem descascar, principalmente para quem fica descalço (podendo até ocasionar fissuras).
Faça uma esfoliação nos pés uma vez por semana para retirar as células mortas.
Use creme específico para os pés diariamente.
Quando for deixar os pés expostos ao sol, não se esqueça de usar sempre o protetor solar.
Deixe as unhas “respirarem” (sem esmalte) pelo menos 1 dia antes da próxima aplicação; muito esmalte deixa as unhas esbranquiçadas.
Evite tirar as cutículas, principalmente se for à praia, piscina ou clube. Assim, seus pés ficarão protegidos de fungos e doenças.
Coloque os pés para cima, apoiando em um travesseiro ou almofada. Isso melhora a circulação e ainda ajuda a prevenir as varizes. Não se esqueça também de beber bastante líquido neste período.
Cuide da transpiração: Para evitar aquele cheirinho desagradável, uma boa dica é usar talcos antissépticos, que ajudam a absorver a umidade dos pés.
O calçado utilizado deve ser “estável e protetor”, de “material natural e com caraterísticas de respirabilidade e sem compromissos de traumatismo” e recomenda-se o uso de meias ou peúgas “para um melhor controlo da humidade nos pés e para evitar as forças de atrito e fricção entre a pele e o calçado, como bolhas, queimaduras ou feridas.”