Responsável: Leda Pinho Médico responsável: Dr. Bruno P. Carreira

O que acontece com o corpo da mulher a cada dez anos?

Foto: O que acontece com o corpo da mulher a cada dez anos?
Blog

O corpo da mulher tem o fantástico ‘poder’ de se adaptar à idade, de se transformar, tudo de forma natural. Fizemos uma reflexão sobre a mudança do corpo, em cada década, e como ele apresenta características tão próprias. Os 30 são os novos 20, os 40 os novos 30 e os 50 os novos 40? O certo é que, em todas estas décadas, o corpo da mulher muda…e muito.

É importante cuidar da nossa saúde antes que qualquer problema apareça. Desta vez, queremos informá-lo sobre as mudanças que ocorrem em nossos corpos a cada 10 anos e também dar algumas dicas sobre como atrasá-las.

Dos 20 aos 30 anos

Este é o período de tempo em que a maioria das pessoas se sente jovem, cheia de energia e raramente pensa em envelhecer. Mas mesmo nessa idade, pequenas mudanças acontecem. E se você não pensar neles com a idade de 20 ou 25 anos, você pode se surpreender com o que acontece com você aos 30 anos. Durante esse período:

  1. Seus ossos param de crescer;

  2. A produção de colágeno diminui;

  3. Seus dentes da sabedoria aparecem.

  4. Naturalmente, o corpo de cada pessoa é único. Por exemplo, algumas pessoas têm dentes do siso aos 16 anos e algumas nunca as recebem. Mas a maioria dos processos são os mesmos para todos, então você deve levar em conta esses fatos.

Dica: Mesmo que você não tenha nenhum peso extra aos 20 anos, acostume-se a assistir ao que come. Porque com a idade de 30 anos, seu corpo pode mudar se você se entregar muito em fast food. Mesmo que você não precise de cosméticos com colágeno nessa idade, tente comer mais alimentos que o contenham.

Dos 30 aos 40 anos

Quando algumas pessoas têm 30 anos, elas ainda parecem ter 25 anos e isso é bom. No entanto, a mudança dentro do corpo só se torna mais rápida e, se você não fizer nada, essas alterações podem se tornar visíveis em breve. Alterações nesta idade podem incluir:

  1. O agravamento do tônus muscular;

  2. Diminuição da quantidade de tecido muscular, por ser substituído por gordura;

  3. Uma diminuição na quantidade de colágeno e elastina.

Dica: Se você estivesse sempre em forma sem realmente fazer nada, deveria se acostumar a fazer alguma atividade física. Se você não fizer nenhum exercício, seu tônus muscular pode começar a ficar ruim. É muito importante cuidar da sua pele e evitar banhos de sol.

Dos 40 aos 50 anos

Alguns cientistas acreditam que o corpo humano atinge o seu pico de desenvolvimento aos 38 anos e, depois disso, começa o verdadeiro envelhecimento. As mudanças que acontecem mais e mais rapidamente incluem:

  1. Uma diminuição no número de células nervosas;

  2. Um acúmulo de gordura no corpo;

  3. Piora da visão;

  4. Um aumento na fragilidade dos ossos e articulações;

  5. perda de estrogênio e aumento da pressão arterial em mulheres.

Dica: nesta idade, a atividade física é vital. Ajudará a apoiar a função normal do coração e a diminuir a diminuição do tecido muscular. Se você não está acostumado a praticar esportes, você deve começar pequeno, fazendo algo como caminhar ou nadar. Além disso, você deve começar a monitorar sua pressão arterial: o risco de ter uma doença cardiovascular aumenta drasticamente nessa idade.

Dos 50 aos 60 anos

Aos 60 anos, a aparência das pessoas muda muito. E não é apenas por causa de seus genes, mas também por causa de seu estilo de vida: incluindo hábitos alimentares, atividade física e assim por diante. A maioria das pessoas experimenta mudanças semelhantes durante este período da vida, como:

  1. Células cerebrais e outras células ficam permanentemente danificadas;

  2. O risco de ter problemas gástricos aumenta;

  3. A memória piora.

Dica: nessa idade, a maioria das mudanças está relacionada à função cerebral e é nisso que você deve prestar mais atenção. Adquira novas habilidades, experimente coisas novas, leia livros e tente executar tarefas fora do comum. Nessa idade, muitas pessoas percebem que é difícil se concentrar e memorizar as coisas. É por isso que é necessário ingerir alimentos e tomar medicamentos que melhorem a função cerebral.

Dos 60 aos 70 anos

A maioria das pessoas experimenta mudanças físicas que são absolutamente óbvias nessa idade. No entanto, também há mudanças internas que poucas pessoas conhecem, como:

  1. Os receptores de nervos e paladar também não funcionam: fica mais difícil para as pessoas provarem, cheirarem e até sentirem a temperatura;

  2. A voz muda;

  3. A função cardíaca diminui;

  4. Os ossos ficam mais finos, então as pessoas podem até ficar um pouco mais curtas.

Dica: Nesta idade, é muito importante monitorar a função cardíaca, ter uma dieta rigorosa e fazer um check-up médico regularmente. Para manter os músculos tonificados, você precisa ter atividade física regular.

Dos 70 ao infinito

Pessoas com mais de 70 anos são consideradas idosas. Mesmo que alguns deles pareçam e pareçam mais jovens, o processo de envelhecimento se torna ainda mais rápido. As mudanças neste estágio da vida incluem:

  1. Uma diminuição na massa muscular (as pessoas se cansam mais rápido e não conseguem fazer as coisas que costumavam fazer antes);

  2. Uma diminuição no volume de gordura no corpo;

  3. Uma diminuição na velocidade de regeneração (todo o dano da pele leva mais tempo para cicatrizar);

  4. Uma desaceleração em todas as funções do corpo (respiração, digestão e assim por diante);

  5. Um agravamento da memória de curto prazo (as pessoas lembram-se facilmente de coisas que aconteceram há muito tempo, mas têm dificuldade em lembrar o que aconteceu há várias horas ou dias atrás).

Dica: Nesta idade, as pessoas precisam fazer muito para ficar em forma (incluindo fazer o cérebro e o corpo trabalharem o suficiente), consultar um médico regularmente e talvez tomar alguns medicamentos necessários.

Mudanças no corpo são algo que não podemos parar, mas podemos atrasá-las. Pessoas idosas modernas são aquelas que podem correr uma maratona aos 70 anos de idade ou aprender a fazer algo novo aos 80 anos de idade. Tudo o que podemos fazer é cuidar bem dos nossos corpos para ampliar nossa beleza e nossa juventude.